sábado, 14 de novembro de 2009

A Gestão e suas Decisões.

Utilizando uma forma centralizada de gestão, a Toyota se utiliza desse meio para obter vantagem nas tomadas de decisões com visão geral, eliminando os esforços duplicados.

Suas decisões tomadas lentamente por consenso, considerando completamente todas as opções, sem descartar sua filosofia de melhoramento contínua (KAIZEN). A implementação das desisões e feita de forma rápida e objetiva. Os envolvidos são orientados para o cumprimento de metas e de prazos, mas sempre estão dispostos a voltar atrás e refletir sobre a gama de opções disponíveis.

Liderança, Poder e Cultura organizacional

Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente em mais de 160 países.
Líder incontestável do mercado japonês e asiático, a Toyota é o maior vendedor de veículos não-americanos nos EUA e a marca japonesa líder na Europa.


No Brasil a  Toyota bateu seu recorde histórico de vendas, em 2008, com a comercialização de 80.884 unidades, o que representa um crescimento de 12% no comparativo com o ano anterior, quando foram vendidas 70.024 unidades. É a primeira vez que a montadora atinge volume de vendas superior a 80 mil unidades no País.

Estimular uma cultura organizacional que promova a criatividade individual e o valor do trabalho em equipe, gerando ao mesmo tempo a confiança mútua e respeito entre os trabalhadores de nível operário e de direção.



Estrutura Organizacional

A Toyota coloca muita importancia na liderança relacionada com a produção. Usando um modelo de " pirâmide invertida para a liderança , onde os lideres da organizaçãosão retratados na base para dar sustentação à maior parte da organização.   A figura abaixo mostra a estrutura da organização quanto às responsabilidades em termos de hierarquia, mas, em termos de apoio, a organização é invertida



Apirámide Invertida - É uma técnica que privilegia a informação mais importante no começo e o menos importante para o fim.


Toyota e suas principais estrategias:

A Toyota se utiliza de estrategias de marketing e design para lançar novos modelos com caracteristicas exclusivas que atraem um consumidor exigente e que busca qualidade.
Exemplo disso é o seu modelo mais comercializado no mundo, o Corolla.
Com mais de 40 anos de vida o Corolla é considerado o Best Seller da Toyota sendo atualmente o carro mais vendido no mundo. No Brasil desde 1998 o Corolla conseguiu agradar graças a uma mecãnica confiavel aliado com um design amigavel junto com um bom espaço interno e bons equipamentos.


O Primeiro Corolla foi apresentado no Japão em 1966





Corolla 2009 - Comercializado no Brasil
 
O markenting utilzado é cada vez mais agressivo, tornando a marca cada vez mais forte e conhecida, com referencia na quanlidade, segurança e durabilidade.